O livro “Afasta de mim este cale-se – Um encontro de memórias e histórias sobre o regime militar” será lançado dia 11 de maio, às 18h, na Sala dos Conselhos Superiores, Rua Miguel de Frias, 9, 3° andar, Icaraí, Niterói. É uma coletânea de 11 trabalhos, resultantes de um projeto realizado com estudantes do curso de Jornalismo e produzidos a partir de relatos sobre a repressão e a resistência durante o regime militar no Brasil.
A partir de entrevistas com pessoas que testemunharam ou tiveram suas histórias de vida afetadas pelos acontecimentos da época, os textos descrevem alguns episódios e constróem um panorama crítico do período. As pautas e as fontes das reportagens foram propostas pelos alunos que se encarregaram da apuração e do texto final.
O evento contará com a presença do presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo, e da professora da UFRJ, Vitória Lavínia Grabois, membro do grupo Tortura Nunca Mais, que viveu na clandestinidade durante boa parte do regime militar e o professor de Jornalismo, João Baptista de Abreu, um dos organizadores do livro.
“O objetivo do projeto é estender à sociedade um debate sobre os direitos humanos, que muitas vezes permanece restrito ao meio acadêmico, ao universo das organizações especializadas, ao das próprias vítimas e de seus familiares”, como explicou Maria Luiza Muniz, uma das alunas organizadoras do livro.
O projeto prevê a distribuição da publicação em escolas da rede pública e a exposição do livro em espaços virtuais. Além disso, deverá ser criada uma página da internet a ser utilizada como um canal aberto para a exposição de entrevistas, produções acadêmicas relacionadas ao tema e contribuições espontâneas daqueles que quiserem apresentar seus depoimentos sobre violação dos direitos humanos.