Notícia

Projeto Conexões de Saberes promove seminário

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Nos dias 22, 23 e 24 de maio será realizado o seminário do Projeto Conexões de Saberes com o tema “Universidade, Sociedade e Produção de Conhecimento”. Nos dias 23 e 24 haverá um espaço destinado a grupos de trabalho (GTs) com os seguintes assuntos: representações dos espaços populares na universidade, acesso e permanência na universidade e juventude e políticas públicas. A programação completa pode ser conferida no site www.uff.br/proex/seminarioconexoes.htm.
Conexões de Saberes foi lançado na UFF a partir de uma preocupação em democratizar o acesso à educação. O programa também busca agir na integração dos estudantes de origem popular à universidade e no suprimento de suas demandas específicas. Procura, assim, manter esses jovens nas universidades até o término de seus cursos. Na UFF, teve início no dia 31 de março de 2005 por meio de uma parceria entre a universidade, o MEC e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).
Inaugurado pelo MEC em dezembro de 2004, o programa tem projeção nacional e conta com o envolvimento de outras universidades. Funciona da seguinte maneira: a coordenação local cadastra os estudantes interessados em participar, e em cada instituição são selecionados 25 bolsistas por meio de critérios socioeconômicos. Incentiva-se o envolvimento do aluno com os diversos setores de cada instituição de ensino superior e também com as comunidades populares selecionadas. Produz-se, assim, um conhecimento científico associado a uma intervenção relevante e respeitosa das demandas e saberes construídos cotidianamente pelos moradores das comunidades.
O pró-reitor de Extensão, Jorge Luiz Barbosa, é coordenador nacional do Conexões. O coordenador geral é o professor André Brandão, e os coordenadores adjuntos são Anderson Paulino da Silva e Ana Ribeiro Maisano, ambos alunos de mestrado em Política Social da Escola de Serviço Social.
Com o grupo de trabalho, temas como acesso à universidade e permanência nela são discutidos a partir da questão da política de reserva de vagas e as necessárias alterações e complementações na política de permanência e sucesso acadêmico.
O programa conta com 30 bolsistas de vários cursos da UFF, que foram selecionados por critérios como renda familiar de até três salários mínimos, escolaridade dos pais de ensino fundamental e moradia da família em comunidades populares.

Pular para o conteúdo