Nos dias 25 e 26 de abril, o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF realizará, em Campos, município do Estado do Rio de Janeiro, o I Seminário Norte e Noroeste de Extensão Universitária. O encontro pretende discutir e incentivar a extensão universitária naquela região.
O evento contará com a presença de autoridades locais e da UFF: o vice-reitor, Antônio Peçanha, o pró-reitor de Extensão, Jorge Luiz Barbosa, o coordenador de Infra-Estrutura da Extensão, Antônio Lyra, além de representantes do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, do Curso de Matemática de Pádua e coordenadores de projetos de extensão da região.
O seminário está sendo viabilizado por um grupo de trabalho formado no encontro sobre extensão realizado em fevereiro deste ano na cidade de Campos. Tal encontro foi realizado pela Proex e foram convidados representantes dos cursos da UFF que atuam nos municípios de Campos dos Goytacazes, Pádua, Miracema, Itaperuna, Quissamã, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana e na Santa Casa de Misericórdia de Campos.
O curso de Serviço Social em Campos dos Goytacazes foi fundado há 40 anos e hoje é ministrado no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. O mercado de atuação dos profissionais formados na região vem sofrendo mu-danças nos últimos anos, e hoje o setor público é o que mais oferece vagas. Muitos alunos que têm origem em cidades vizinhas acabam voltando para a terra natal depois de formados, o que torna a faculdade de Serviço Social um centro formador de profissionais para toda a região.
A partir do quinto período os alunos começam a estagiar em setores como Gestão de Recursos Humanos, Saúde, Terceira Idade e Movimentos Sociais. O Instituto mantém convênio para estágio com empresas como a Petrobrás e o Hospital Ferreira Machado, centro de referência para todo o norte fluminense.