Nesta semana está sendo realizada em Luziânia, Goiás, a 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A proposta da conferência é mobilizar professores, alunos, funcionários, pais e comunidades a atuarem em favor do meio ambiente, interando-se com os temas propostos. O evento conta com a participação da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e do ambientalista Enrique Leff.
Dentre os 700 projetos selecionados pela organização da conferência – foram enviados 15 mil de todo o país – o de Sabrina Mello, aluna do curso de graduação de Geografia e professora do Colégio São Francisco de Assis, em São Gonçalo, foi o único trabalho escolhido da região de Niterói e São Gonçalo.
O projeto de Sabrina consiste em uma reflexão sobre os efeitos da ação humana responsáveis pelas alterações climáticas e destaca a importância da formação de jovens conscientes de seu potencial interventor na comunidade local e global. Para isso, foram desenvolvidos um trabalho de campo em uma área degradada no bairro do Mutuapira, em São Gonçalo, e um debate sobre os impactos ambientais com a participação de todos os atores envolvidos.
A estudante fala sobre a relevância do evento: “Esta é uma oportunidade para a multiplicação dos saberes ambientais e a construção coletiva do conhecimento, baseado no desenvolvimento dos projetos locais criados a partir da realidade vivida e integrada ao global”.
Como resultado do evento, que será encerrado amanhã, dia 28, foi redigida uma Carta de Responsabilidade, entregue ao presidente Lula, hoje, em Brasília, durante a caminhada, “Vamos cuidar do Brasil”.