A publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras reúne 20 artigos e duas resenhas que falam das práticas linguísticas cotidianas e de campos mais específicos de manifestação da linguagem, como o da Literatura.
Na primeira seção, estão reunidos artigos dedicados à questão do sentido na vertente linguística da interpretação de textos. As subjetividades sociais são tratadas num ensaio sobre os discursos do MST (Movimento dos Sem-Terra) veiculados na mídia nacional. Também apresenta um panorama da crônica brasileira, focalizando em Machado de Assis, João do Rio e Arnaldo Jabour. E aborda ainda as aproximações e distinções entre textos originais e traduzidos. Já no campo dos estudos literários, dois artigos traçam aspectos da relação entre literatura e leitor ao questionar a subjetividade que motiva a poesia e sua recepção.
Duas resenhas críticas fecham o volume: uma sobre o livro Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista, de Gonzalo Aguilar; e outra sobre After Theory, obra do crítico do pós-modernismo, Terry Eagleton.