A aluna Mani Tebet Azevedo de Marins, da Escola de Serviço Social (ESS), recebeu em Brasília, no dia 29 de março, o 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, oferecido pelo Programa Mulher e Ciência. Como parte da premiação, a UFF vai receber uma biblioteca especializada em gênero. Autora de trabalho científico sobre desigualdade de gênero no acesso à universidade, Mani foi uma das três vencedoras do concurso, em que foram inscritas 140 pesquisas científicas de universidades de todo o país. O estudo foi orientado pelo professor André Brandão, também da ESS.
O Programa Mulher e Ciência foi criado para incentivar a produção científica sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. É coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Mani Marins também participará, em Brasília, do seminário Pensando Gênero e Ciências, encontro inédito que pretende mapear, analisar e estimular a produção de estudos relacionados à questão de gênero e ciências no Brasil, quando serão propostas medidas e ações para a promoção das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.