O projeto pré-universitário Diversidade na Universidade, destinado a estudantes afro-brasileiros, acaba de ser selecionado pelo segundo ano consecutivo, pelo MEC, para receber dotações. Neste ano de 2006 a verba destinada ao programa foi de R$ 149.400,00.
O Diário Oficial da União de 25 de janeiro traz a relação dos chamados Projetos Inovadores de Cursos (PICs), selecionados no Brasil todo pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC. São 28 projetos, listados pela ordem de pontuação, de diversos estados, como Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará, Bahia, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, entre outros. O estado do Rio de Janeiro teve quatro projetos “premiados”: o Capem (Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multiétnica), de Duque de Caxias, com a maior pontuação do todos, 99,23; o Pró-Uni da UFF, em Niterói; o Cufa – Central Única de Favelas e o Ceap – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, ambos na cidade do Rio.
O projeto Diversidade na Universidade é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que uniu os programas de pré-vestibular da faculdade de engenharia e o Oficina do Saber, ambos destinados a preparar estudantes afro-brasileiros, principalmente oriundos de escolas públicas, para competir às vagas do ensino superior.
O programa, com capacidade para atender a 120 alunos por ano, já conseguiu colocar na universidade, nos seus seis anos de funcionamento, cerca de 100 alunos.