Notícia

Alunos de Engenharia participam de intercâmbio na Alemanha

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Cinco estudantes dos cursos de graduação de Engenharia foram selecionados para participar de dois projetos acadêmicos distintos na Universidade de Ulm, Alemanha, dentro do Acordo Acadêmico de Cooperação Internacional que a UFF mantém com essa instituição.
Os alunos Aline Silva e Yuri Durço, ambos de Engenharia de Telecomunicações, vão receber bolsas de graduação do estado alemão de Baden-Württemberg para cursarem o programa Englischsprachiger Studiengang in Elektrotechnik Communications Technology. De março a julho deste ano, cursarão disciplinas de MBA em inglês na área de telecomunicações. Em seguida e por um período de seis meses, farão estágios supervisionados em empresas alemãs que compõem o Science City, núcleo que hospeda uma variedade de centros de pesquisa de desenvolvimento.
Já Bruno Castro, de Engenharia Química, Iberê Gavilão, de Engenharia Elétrica, e Tatiana Kühner Oliveira, de Engenharia de Telecomunicações, participarão do programa Summer Course, entre os meses de junho e julho. O custo, de 800 euros, inclui material didático, alojamento e passe estudantil. O programa consiste em aulas intensivas de alemão pela manhã. Na parte da tarde, os alunos terão aulas em inglês sobre União Européia, geopolítica, etc.
O processo seletivo realizou-se entre setembro e dezembro de 2005 e coordenado pelos professores Paulo Pfeil e Rüdiger Hoffmann. A seleção foi feita por meio de entrevistas, análises do histórico, rendimento escolar, proficiência da língua inglesa e grau de interesse e comprometimento com os respectivos programas.
Esse projeto acadêmico tem como coordenador-geral o professor Rüdiger Hoffmann e já proporcionou, no seu total, um fluxo de intercâmbio de cerca de 300 alunos, professores e pesquisadores. Segundo o professor Paulo Pfeil, a UFF é a instituição de ensino superior no país que tem o maior programa de intercâmbio com a Alemanha.

Pular para o conteúdo