Cinco estudantes dos cursos de graduação de Engenharia foram selecionados para participar de dois projetos acadêmicos distintos na Universidade de Ulm, Alemanha, dentro do Acordo Acadêmico de Cooperação Internacional que a UFF mantém com essa instituição.
Os alunos Aline Silva e Yuri Durço, ambos de Engenharia de Telecomunicações, vão receber bolsas de graduação do estado alemão de Baden-Württemberg para cursarem o programa Englischsprachiger Studiengang in Elektrotechnik Communications Technology. De março a julho deste ano, cursarão disciplinas de MBA em inglês na área de telecomunicações. Em seguida e por um período de seis meses, farão estágios supervisionados em empresas alemãs que compõem o Science City, núcleo que hospeda uma variedade de centros de pesquisa de desenvolvimento.
Já Bruno Castro, de Engenharia Química, Iberê Gavilão, de Engenharia Elétrica, e Tatiana Kühner Oliveira, de Engenharia de Telecomunicações, participarão do programa Summer Course, entre os meses de junho e julho. O custo, de 800 euros, inclui material didático, alojamento e passe estudantil. O programa consiste em aulas intensivas de alemão pela manhã. Na parte da tarde, os alunos terão aulas em inglês sobre União Européia, geopolítica, etc.
O processo seletivo realizou-se entre setembro e dezembro de 2005 e coordenado pelos professores Paulo Pfeil e Rüdiger Hoffmann. A seleção foi feita por meio de entrevistas, análises do histórico, rendimento escolar, proficiência da língua inglesa e grau de interesse e comprometimento com os respectivos programas.
Esse projeto acadêmico tem como coordenador-geral o professor Rüdiger Hoffmann e já proporcionou, no seu total, um fluxo de intercâmbio de cerca de 300 alunos, professores e pesquisadores. Segundo o professor Paulo Pfeil, a UFF é a instituição de ensino superior no país que tem o maior programa de intercâmbio com a Alemanha.