Após o recesso de Natal e Ano Novo e de uma greve que durou 100 dias, estudantes dos 65 cursos de graduação da UFF retornaram hoje, 2 de janeiro, às salas de aula. São aproximadamente 20 mil alunos que reiniciam o segundo semestre letivo de 2005 cujo término está previsto para o dia 30 de março de 2006. O calendário de reposição das aulas foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF, no dia 19 de dezembro.
Segundo o reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, “a universidade tem a obrigação legal de cumprir esses 100 dias e os alunos não podem ser ainda mais prejudicados. O mais importante é manter a universidade funcionando”, conclui. As áreas de pesquisa, bem como alguns cursos de graduação – entre eles Medicina, Engenharia, Enfermagem e Matemática – não pararam durante a greve.
Para efetuar a reposição do período letivo, o novo calendário prevê 26 dias de aulas em janeiro, 20 em fevereiro e mais 25 dias em março, além do período de 5 dias já cumprido em dezembro. O primeiro período de 2006 terá início em 17 de abril e o segundo em 30 de agosto. O calendário escolar da UFF voltará à normalidade em março de 2007.