Notícia

DVD da Orquestra Sinfônica Nacional será distribuído para escolas públicas

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O conjunto de CD e DVD “Aurora Luminosa – música brasileira no alvorecer do século XX”, produzido pela Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (OSN-UFF), foi entregue nesta semana ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia que contou com a presença do secretário de Ensino Superior, Nelson Maculan, do reitor Cícero Rodrigues, do pró-reitor de Extensão Jorge Barbosa, do diretor do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, e da regente da orquestra, Lígia Amadio.

Os discos fazem parte do projeto “Música Brasileira no Tempo”, em parceria com o MEC, que prevê mais três volumes, todos com a característica de inserir a música brasileira erudita nos contextos sociais em que as obras foram compostas e gravadas, e disseminar a música erudita brasileira entre os jovens.

A parceria com o MEC possiblitará a reprodução de cerca de 40 mil exemplares, que serão distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Além disso, as matrizes sonoras e as imagens, entregues ao ministro, estarão disponíveis também no “Portal Domínio Público” do Ministério da Educação.

Os próximos volumes se chamarão:

1- “Alma Brasileira”, que vai apresentar obras dos principais compositores do período de 1905 a 1930, pertencentes à primeira e segunda gerações nacionalistas, incluindo Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone, entre outros. O DVD dará ênfase aos principais acontecimentos que afetaram o país nesse período, como Primeira Guerra Mundial, Semana de Arte Moderna, Coluna Prestes e a chegada de Getúlio ao poder, em 1930, marcando o fim da República Velha;

2- “Música Viva”, que abrange o período de 1930 a 1954, cujos maiores expoentes são Koellreutter, Cláudio Santoro e Guerra-Peixe, Edino Krieger. Música Viva era o nome de um grupo formado em 1939 com o propósito de atualizar a música brasileira, que deu início às experiências dodecafônicas, características desse período, que vai até 1950, quando Camargo Guarnieri faz uma carta aberta aos músicos e críticos brasileiros, declarando-se contra o dodecafonismo. O DVD abordará aspectos relativos ao Estado Novo, à Segunda Guerra Mundial e ao fim da Era Vargas, com a chegada de Koellreutter ao Brasil durante a Segunda Guerra e a criação do Movimento Música Viva, marcando a oposição ao nacionalismo vigente, identificado com a Era Vargas;

3- “Música Nova”, que vai de 1954 a 1982, se inicia com a morte de Villa-Lobos, expoente máximo do pensamento nacionalista, deixando um vazio que propiciou novo movimento de renovação, de tendência universalista. Os compositores Gilberto Mendes, Rogério Duprat e Willy Correa de Oliveira refletem os poetas concretistas Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari. Esse foi um período de grande efervescência cultural e o projeto vai focalizar a obra de compositores brasileiros desde a posse de Juscelino Kubitscheck até o fim do regime militar, em 1985, analisando suas formas de expressão e a resistência à força militar através da arte.

Pular para o conteúdo