Notícia

UFF completa 45 anos e homenageia funcionários com título de Servidor Emérito

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Ao completar 45 anos de fundação, a Universidade Federal Fluminense reafirma sua posição no contexto social e cultural da cidade de Niterói, com participação direta no cotidiano da cidade, integrando suas atividades ao desenvolvimento de Niterói.

Na programação do 45º aniversário, a UFF homenageia 17 servidores com o título de Servidor Emérito. O evento será realizado no dia 19 de dezembro, às 19h, no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí).

Desde 1995, foram homenageados cerca de 50 servidores. O processo para a escolha do nome é democrático e respeita os seguintes passos: depois do nome ser encaminhado pela chefia acompanhado de uma exposição de motivos que norteiam a escolha o mesmo é referendado por uma lista de 50 assinaturas.

No Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) uma servidora também será homageada. A entrega do título será no dia 21 de dezembro, às 11 horas. O endereço é Av. Dário Vieira Borges, 235, Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana/RJ.

Pólo disseminador

Como única instituição federal de ensino superior do município de Niterói, a UFF tem uma singular importância para os habitantes como pólo disseminador de ensino, pesquisa e atividades de extensão.

Atualmente, constitui-se numa comunidade com cerca de 22 mil alunos, 4 mil servidores técnico-administrativos e 2.500 professores. Nesse contexto, mantém com a população local uma relação de cordialidade e parceria, fomentada por ações de inserção cultural e entretenimento, social e atendimento comunitário nas áreas de saúde bucal, terceira idade, dentre outros.

Destacam-se um programa de habitação (para comunidades carentes), um centro de assistência jurídica para população em geral, um centro de prevenção e tratamento para o dependentes químicos, diversos cursos de pré-vestibular para alunos carentes, um centro de música que oferece, a preços simbólicos, aulas práticas e teóricas de música para todas as idades.
Mais sobre a UFF

– A Universidade Federal Fluminense é uma das 54 instituições federais de ensino superior (Ifes), que integra a Comissão de Sistematização da Proposta de Reestruturação da Reforma do Ensino Superior no Brasil da Andifes.

– Tem assento no Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan.

– O reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues é o atual vice-presidente Saliente do Conselho Universitario Ibero-Americano, que congrega as universidades da Europa, América Latina e Caribe – uma ação de parceria entre as Ifes da América Latina, que visa à articulação de programas acadêmicos comuns por meio da vinculação entre as universidades e da integração entre estudantes, professores e gestores dos países de língua latina (o próximo programa será a 4ª Cimeira, na Áustria, em 2006).

– A Escola de Arquitetura participa de diversos projetos urbanísticos com a Prefeitura. Um projeto de reorganização da mobilidade urbana de Niterói vem sendo apresentado por todo o Brasil e ganhando notoriedade. O estudo prevê, dentre outros itens, a construção de uma linha de metrô ligando a Praça Araribóia ao Engenho do Mato; no mês de novembro, alunos da Arquitetura fizeram jus aos primeiros lugares dos prêmios Arquiteto de Amanhã, do IAB-RJ e 10º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, organizado pela Eletrobrás/Procel na categoria Edificações.

– A Faculdade de Medicina, uma das unidades acadêmicas mais antigas da universidade, comemora 80 anos de existência em 2005 e o pioneirismo na implementação do novo currículo de Medicina – considerado em 1995 o melhor da América Latina, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) -, formando a primeira turma de médicos a partir desse novo currículo.

– A UFF é a terceira universidade no Estado do Rio de Janeiro a criar o curso de graduação em Engenharia de Petróleo, com início em 2006, que irá formar engenheiros capacitados a atuar em todas as áreas da produção de petróleo e gás natural. Atualmente, o Estado do Rio é responsável por mais de 70% da extração de petróleo no Brasil. A UFF já oferecia o curso de especialização lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás Natural.

– As produções de alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Vídeo da UFF refletem o estigma da estética de Nélson Pereira dos Santos, criador do curso e Professor Emérito da UFF, referência obrigatória na história da cinematografia nacional. Exemplo disso é o filme de Bruno Vianna, “Geraldo Voador” (1994), mesmo tendo sido realizado após seu autor ter cursado a faculdade. Outro exemplo: Eduardo Valente, ex-aluno do curso de Cinema e Vídeo da UFF, foi premiado no ano de 2002 no Festival de Cinema de Cannes com o curta “Um Sol Alaranjado”, e participou da Quinzena de Diretores do Festival de Cannes 2003, com o curta “Castanho”.

O Festival Nacional de Brasília 2005 conferiu o Prêmio de Melhor Roteiro, na categoria de Curta-Metragem, ao filme “Quando um Burro Fala”, de autoria de Aurelio Orth Aragão e Roberto Robalinho Lima, recém-formados.

O ex-aluno Evaldo Mocarzel recebeu os prêmios Especial do Júri e Júri Popular pelo filme “À Margem do Concreto”.

– Os cursos de graduação e pós-graduação em História e Física se destacam dentre os melhores do país.

– Desde agosto de 1995, a UFF realiza o Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (Penesb) que promoveu, neste ano, o 1º Seminário Internacional de Educação e População Negra, reunindo pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais ligadas à questão educacional do negro.

– Mantém o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep), há mais de dez anos, que congrega hoje em torno de 40 pesquisadores somente do Estado do Rio, de diversas instituições nacionais e internacionais. O curso de especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, destinado a delegados e oficiais da Polícia Militar – único no país – e o curso de Formação de Guardas Municipais Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal realizam-se anualmente. O primeiro atende a cerca de 150 alunos e apresenta como idéia principal uma nova visão sobre segurança pública, que não pode ser entendida apenas como dever da polícia. A idéia é capacitar os guardas para atuarem de forma preventiva e não ofensiva, partindo de um conceito de autoridade não-repressiva. Neste ano, o núcleo concluiu ainda a pesquisa Novas formas de conflito, que abordou a segurança pública na escala municipal e a relação desta com os trabalhadores informais no centro de Niterói.

Unidades avançadas

Colégio Agrícola Nilo Peçanha, Colégio Técnico-Agrícola Ildefonso Bastos Borges, Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu, Núcleo Experimental de Iguaba e Hospital-Maternidade de Oriximiná (PA).

Pular para o conteúdo