Ao completar 45 anos de fundação, a Universidade Federal Fluminense reafirma sua posição no contexto social e cultural da cidade de Niterói, com participação direta no cotidiano da cidade, integrando suas atividades ao desenvolvimento de Niterói.
Na programação do 45º aniversário, a UFF homenageia 17 servidores com o título de Servidor Emérito. O evento será realizado no dia 19 de dezembro, às 19h, no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí).
Desde 1995, foram homenageados cerca de 50 servidores. O processo para a escolha do nome é democrático e respeita os seguintes passos: depois do nome ser encaminhado pela chefia acompanhado de uma exposição de motivos que norteiam a escolha o mesmo é referendado por uma lista de 50 assinaturas.
No Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) uma servidora também será homageada. A entrega do título será no dia 21 de dezembro, às 11 horas. O endereço é Av. Dário Vieira Borges, 235, Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana/RJ.
Pólo disseminador
Como única instituição federal de ensino superior do município de Niterói, a UFF tem uma singular importância para os habitantes como pólo disseminador de ensino, pesquisa e atividades de extensão.
Atualmente, constitui-se numa comunidade com cerca de 22 mil alunos, 4 mil servidores técnico-administrativos e 2.500 professores. Nesse contexto, mantém com a população local uma relação de cordialidade e parceria, fomentada por ações de inserção cultural e entretenimento, social e atendimento comunitário nas áreas de saúde bucal, terceira idade, dentre outros.
Destacam-se um programa de habitação (para comunidades carentes), um centro de assistência jurídica para população em geral, um centro de prevenção e tratamento para o dependentes químicos, diversos cursos de pré-vestibular para alunos carentes, um centro de música que oferece, a preços simbólicos, aulas práticas e teóricas de música para todas as idades.
Mais sobre a UFF
– A Universidade Federal Fluminense é uma das 54 instituições federais de ensino superior (Ifes), que integra a Comissão de Sistematização da Proposta de Reestruturação da Reforma do Ensino Superior no Brasil da Andifes.
– Tem assento no Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan.
– O reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues é o atual vice-presidente Saliente do Conselho Universitario Ibero-Americano, que congrega as universidades da Europa, América Latina e Caribe – uma ação de parceria entre as Ifes da América Latina, que visa à articulação de programas acadêmicos comuns por meio da vinculação entre as universidades e da integração entre estudantes, professores e gestores dos países de língua latina (o próximo programa será a 4ª Cimeira, na Áustria, em 2006).
– A Escola de Arquitetura participa de diversos projetos urbanísticos com a Prefeitura. Um projeto de reorganização da mobilidade urbana de Niterói vem sendo apresentado por todo o Brasil e ganhando notoriedade. O estudo prevê, dentre outros itens, a construção de uma linha de metrô ligando a Praça Araribóia ao Engenho do Mato; no mês de novembro, alunos da Arquitetura fizeram jus aos primeiros lugares dos prêmios Arquiteto de Amanhã, do IAB-RJ e 10º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, organizado pela Eletrobrás/Procel na categoria Edificações.
– A Faculdade de Medicina, uma das unidades acadêmicas mais antigas da universidade, comemora 80 anos de existência em 2005 e o pioneirismo na implementação do novo currículo de Medicina – considerado em 1995 o melhor da América Latina, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) -, formando a primeira turma de médicos a partir desse novo currículo.
– A UFF é a terceira universidade no Estado do Rio de Janeiro a criar o curso de graduação em Engenharia de Petróleo, com início em 2006, que irá formar engenheiros capacitados a atuar em todas as áreas da produção de petróleo e gás natural. Atualmente, o Estado do Rio é responsável por mais de 70% da extração de petróleo no Brasil. A UFF já oferecia o curso de especialização lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás Natural.
– As produções de alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Vídeo da UFF refletem o estigma da estética de Nélson Pereira dos Santos, criador do curso e Professor Emérito da UFF, referência obrigatória na história da cinematografia nacional. Exemplo disso é o filme de Bruno Vianna, “Geraldo Voador” (1994), mesmo tendo sido realizado após seu autor ter cursado a faculdade. Outro exemplo: Eduardo Valente, ex-aluno do curso de Cinema e Vídeo da UFF, foi premiado no ano de 2002 no Festival de Cinema de Cannes com o curta “Um Sol Alaranjado”, e participou da Quinzena de Diretores do Festival de Cannes 2003, com o curta “Castanho”.
O Festival Nacional de Brasília 2005 conferiu o Prêmio de Melhor Roteiro, na categoria de Curta-Metragem, ao filme “Quando um Burro Fala”, de autoria de Aurelio Orth Aragão e Roberto Robalinho Lima, recém-formados.
O ex-aluno Evaldo Mocarzel recebeu os prêmios Especial do Júri e Júri Popular pelo filme “À Margem do Concreto”.
– Os cursos de graduação e pós-graduação em História e Física se destacam dentre os melhores do país.
– Desde agosto de 1995, a UFF realiza o Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (Penesb) que promoveu, neste ano, o 1º Seminário Internacional de Educação e População Negra, reunindo pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais ligadas à questão educacional do negro.
– Mantém o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep), há mais de dez anos, que congrega hoje em torno de 40 pesquisadores somente do Estado do Rio, de diversas instituições nacionais e internacionais. O curso de especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, destinado a delegados e oficiais da Polícia Militar – único no país – e o curso de Formação de Guardas Municipais Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal realizam-se anualmente. O primeiro atende a cerca de 150 alunos e apresenta como idéia principal uma nova visão sobre segurança pública, que não pode ser entendida apenas como dever da polícia. A idéia é capacitar os guardas para atuarem de forma preventiva e não ofensiva, partindo de um conceito de autoridade não-repressiva. Neste ano, o núcleo concluiu ainda a pesquisa Novas formas de conflito, que abordou a segurança pública na escala municipal e a relação desta com os trabalhadores informais no centro de Niterói.
Unidades avançadas
Colégio Agrícola Nilo Peçanha, Colégio Técnico-Agrícola Ildefonso Bastos Borges, Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu, Núcleo Experimental de Iguaba e Hospital-Maternidade de Oriximiná (PA).