Começou hoje, no Gragoatá, o 6º Encontro de Dirigentes de Órgãos de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior). O evento é organizado pela Andifes e tem como objetivo a homologação do modelo de dados referencial por meio da utilização de conceitos comuns às Ifes e ao MEC. O modelo será a base de desenvolvimento do Sindis (Sistema de Integração e Disponibilidade de Informações da Educação Superior), que facilitará a troca de informações entre as instituições e o ministério.
Na abertura estiveram presentes o reitor da UFF, Cícero Rodrigues, e o presidente da Andifes, Oswaldo Baptista Duarte Filho. “Na era da informação, as universidades, que trabalham tanto com pesquisa, ainda não conseguiram articular um sistema que atenda de forma eficiente às suas necessidades”, destacou o reitor em sua fala. Para o presidente da Andifes, o trabalho é de fundamental importância para a educação superior no país. “Precisamos juntar esforços para ter um sistema amplo que facilite a coleta e o armazenamento de dados, o que, hoje, demanda um enorme esforço.”
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Tecnologias da Informação e Comunicação da Andifes, Maria de Lourdes Peluso, a padronização de conceitos que serão homologados durante o evento demorou um ano e meio para ser concluída. O trabalho todo deve estar pronto daqui a um ano.