Um dos eventos da Agenda Acadêmica 2005 foi a 2ª Mostra PET, onde foram apresentados 30 trabalhos realizados pelos alunos de graduação da UFF que participam do Programa de Educação Tutorial (PET). Na UFF existem quatro grupos PET: Economia, Geografia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Telecomunicações.
O grupo PET de Engenharia Mecânica apresentou em um painel seus trabalhos, entre eles a criação do site Jornal MET-MEC e os cursos ministrados pelo grupo. Atualmente, eles estão preparando o 7º Simpósio de Engenharia Mecânica, no dia 24 de novembro na Escola de Engenharia da UFF, Campus da Praia Vermelha, na Rua Passo da Pátria 156, São Domingos, Niterói.
O grupo de Engenharia de Telecomunicações da UFF criou dois robôs de comunicação serial, que transmitem entre si mensagens e caracteres. Recebendo os grupos PET das universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Católica de Petrópolis (UCP), o grupo PET da UFF se prepara para criar robôs como os dessas universidades, que jogam até futebol. “Estamos interessados em desenvolver algo parecido juntando os PETs de Telecomunicações e Engenharia Mecânica. Receber esses grupos da UFJF e UCP é o nosso pontapé inicial”, afirmou Beatriz Costa Ribeiro, do 6° período de Engenharia de Telecomunicações da UFF.
Programa de Educação Tutorial
O PET busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica e se reflitam na melhoria da qualidade dos cursos envolvidos. Isso permite tanto aos alunos bolsistas quanto aos demais alunos do curso uma formação diversificada e uma melhor qualificação como profissional e membro da sociedade.
Em 1997, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) contratou uma avaliação externa para fazer um “raio X” do programa (que chamava-se Especial de Treinamento). Os avaliadores concluíram que o programa é uma das iniciativas mais consistentes e produtivas no sentido de estimular os estudantes e melhorar a qualidade de ensino de graduação no país e as relações com a comunidade.
O PET da UFF está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac). “O PET está sendo uma oportunidade de me aprofundar na minha área e ter novos conhecimentos. Nós tivemos cursos de fotografia e conhecemos outros grupos PET, o que permite um intercâmbio de saberes. É um grande aprendizado para mim”, contou Luiz Tiago Finkel, do PET de Engenharia Mecânica da UFF.