Notícia

Iniciação à docência: cadeiras são trocadas por esteiras de palha e a magia do ensino acontece

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A 3ª Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica foi realizada durante a Agenda Acadêmica, e 76 trabalhos de alunos e professores dos cursos de licenciatura da UFF e professores da rede pública e privada foram apresentados e avaliados.
As alunas Ariadne Ecar e Bianca da Cruz apresentaram o trabalho “Conhecendo o mundo através das histórias infantis”. Buscando tornar a leitura atrativa para os alunos do ensino básico público de Nova Iguaçu, elas utilizaram aulas-passeio, imprensa escolar (onde os alunos produziam um pequeno jornal), livro da vida (um diário onde todos da escola podiam escrever, porém também lido por todos) e correspondência interescolar (as pessoas da escola trocavam cartas entre si). Outra preocupação era conscientizar os professores de como poderiam levar seus alunos a pensar.
“Essa experiência teve para nós um significado único, pois foi um momento de muito aprendizado, tanto no que se refere ao planejamento e execução, como na avaliação do nosso trabalho. Éramos como docentes conversando com docentes”, afirmaram Ariadne e Bianca.
Arte como ferramenta – Outro trabalho apresentado foi o “Rompendo barreiras com a Arte”, das alunas do curso de Pedagogia da UFF e atrizes Graziene Bruno e Natália Castro Faria. O projeto delas utiliza a arte como ferramenta pedagógica, estimulando o imaginário e sensibilidade das crianças da Escola Municipal Dr. Alberto Francisco Torres, das comunidades do Estado e Chácara do Céu. Trocando as cadeiras da sala de aula por esteiras de palha e a organização tradicional por uma circular, elas procuraram transformar o espaço de aula para que fossem visíveis e sensíveis as relações entre alunos. “Nós sentamos entre eles para estabelecer uma troca entre o aprender e o ensinar”, explicou Graziene.
Segundo as bolsistas de Iniciação à Docência, foi uma oportunidade para entusiasmar as crianças, incentivando-as ao estudo e participação nas aulas, e para elas foi o rompimento do desafio de ensinar e a conquista da autoconfiança. Outras propostas do projeto foram a interpretação teatral, música, dança e desenho como ferramentas pedagógicas na reconstrução de histórias infantis clássicas.

Pular para o conteúdo