Quem fez hoje de barca o percurso Rio-Niterói teve uma surpresa. Logo na entrada, atores fantasiados de Santos Dumont, Emília e Albert Einstein distribuíam a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Professores universitários, estudantes e profissionais ligados à área promoveram atividades durante a viagem, como brincadeiras e experimentos.
A diretora do Espaço UFF de Ciências, Gerlinde Agate Teixeira realizou uma dinâmica com os passageiros. A interação foi grande e a iniciativa elogiada. A brincadeira trabalhou com o conceito de ciências. Foram distribuídas embalagens não transparentes aos participantes para que tentassem adivinhar o conteúdo das mesmas, por meio da utilização dos sentidos. Ao final da brincadeira, as suspeitas não se confirmaram. Moral da história, pelas palavras da professora Gerlinde Teixeira: “A ciência não é uma coisa fixa. Gera modelos e suposições. Com o avanço da tecnologia, o que é verdade hoje, pode não ser amanhã”.
João Mesquita Ferreira, aposentado, foi uma das pessoas que mais participaram da dinâmica. “Ë muito bom divulgar a ciência porque as pessoas são leigas”, disse. Para Ferreira, a atividade deveria ser realizada mais vezes. “É preciso que haja sempre isso. Não só na ciência, mas também nas outras áreas, como matemática e português”, afirmou.
Durante toda a semana serão realizadas inúmeras atividades, entre palestras, oficinas e mostras. Também teve início hoje a Praça da Ciência em duas localidades – Praça Araribóia, de 17 às 20h e shopping Bay Market, 10 às 22h. No dia 8 haverá Praça da Ciência no Campo de São Bento, de 8 às 13h. A Casa da Descoberta da UFF estará presente na Praça Araribóia, realizando experimentos interativos, e o Espaço UFF de Ciências juntamente com o Clube de Astronomia de Niterói, realizará oficinas, experiências, exposições e observação solar, no shopping Bay Market.
Situação da água no Brasil será apresentada na cerimônia de abertura
A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói, de 3 a 9 de outubro, será realizada hoje, no Teatro da UFF, a partir das 18h. Haverá a apresentação do Grupo de Música Antiga da universidade e a conferência “Popularização da Ciência”, às 19h e 30min.
Participarão da conferência o diretor do departamento de popularização de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), professor Ildeu de Castro, e o Secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Jefferson da Silveira Martins.
O tema da semana nesse ano é “Brasil Olhe para a água”. Para o professor Jefferson Martins a escolha foi muito pertinente. “Temos no mundo um bilhão e 500 milhões de pessoas sem acesso a água potável e dois bilhões sem saneamento”, afirmou. Ele abordará hoje na conferência a situação das águas no Brasil.
O secretário acredita que a popularização da ciência depende fundamentalmente da educação, nos níveis básico, médio e superior, bem como do acesso da população à informatização. “A universidade enquanto produtora e geradora da ciência tem um papel fundamental na universalização do conhecimento”, ressaltou.
A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser conferida na página do MCT www.mct.gov.br .