Será realizado, entre os dias 13 e 18 de outubro, a Conferência Internacional Pensamento e Movimentos Sociais na América Latina: Imperialismo e Resistências. O evento é integrante do programa Interlatinidades, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão, que vem mapeando os vários aspectos da cultura e do pensamento latino desde o início deste ano. A coordenação é da UFF e da Escola Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). A coordenação acadêmica é dos professores Carlos Walter Porto Gonçalves, da Geografia, Virgínia Fontes, da História e Adônia Prado, da Educação.
A conferência é destinada a pesquisadores acadêmicos, lideranças e militantes de movimentos sociais rurais e urbanos da América Latina e Caribe, além de estudantes e professores. Já conta com a participação de cerca de 500 militantes do MST e da Via Campesina, dentre os quais o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, que participará de uma mesa redonda no dia 15. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no site www.uff.br/msalc, onde também se encontram informações gerais, a programação completa e uma listagem com textos de referência aos seminários.
O evento será constituído de cursos de introdução ao pensamento revolucionário, mesas-redondas, sessões de cinema e programação cultural, dos dias 14 a 17. No dia 13, será realizada a abertura solene às 17h e a Conferência Pensamento e Movimentos Sociais na América Latina e Caribe. As atividades serão realizadas no Campus Gragoatá, São Domingos, Niterói, RJ.