Sobre o incidente ocorrido no Campus do Valonguinho, no dia 25/10/05, a Universidade Federal Fluminense tem a informar que:
– A greve na UFF já durava, sem maiores transtornos, cerca de 60 dias. Assim como o direito de greve é assegurado aos que estão paralisados, é igualmente assegurado aos demais o direito de continuar trabalhando.
– Ocorre que na semana anterior ao incidente a Assembléia de alunos realizada na Faculdade de Educação, devido a divergências entre grevistas e não grevistas, terminou em tumulto, com agressões físicas e danos ao patrimônio da Universidade.
No dia 25/10/05 foram fechados pelo movimento grevista, os portões de acesso ao Campus do Valonguinho, impedindo o acesso de docentes, técnico-administrativos e alunos que ali trabalham e estudam.
Iniciou-se então um tumulto, até com agressões físicas, fatos esses documentados pela imprensa. Naquele momento sem a presença de policiais.
Fomos informados da gravidade e das conseqüências que poderiam advir e solicitamos então a presença da Polícia Militar com o intuito exclusivamente de garantir o direito constitucional de ir e vir, evitando danos à integridade física das pessoas envolvidas e ao patrimônio público.
Lamentamos os incidentes ocorridos e informamos que instauramos Comissão de Sindicância para apuração rigorosa dos fatos.