Hibridismo, identidade nacional e identidade cultural, antropofagia, mestiçagem e negritude são alguns dos aspectos que perpassam o livro “Conceitos de literatura e cultura” (co-edição Eduff e EDUFJF, 490p., R$ 50,00), que será lançado no dia 4 de outubro, às 18h, durante o encerramento do 1º Seminário Relações Literárias Interamericanas. O evento ocorrerá na sala 218, no Bloco C do Instituto de Letras, no Campus Gragoatá, em São Domingos, Niterói.
A coletânea, organizada por Eurídice Figueiredo, professora de Literatura Comparada da UFF, conta com a participação de 23 pesquisadores brasileiros e uma pesquisadora da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina. Os 20 ensaios reunidos abordam idéias fundamentais do comparativismo interamericano, além de traçarem um mapa de conceitos identitários e literários, superpostos a outros, cunhados e utilizados por escritores em várias partes do continente americano e no Caribe durante o século XX.
Conceitos de literatura e cultura traz notas bibliográficas das fontes e as reesignificações que os conceitos em questão foram assumindo ao longo do tempo e do espaço percorridos. Trata-se, desta forma, de uma obra de referência, com a participação de especialistas das várias literaturas nas quatro principais línguas das Américas: inglês, espanhol, francês e português. Ao cobrir todas as regiões lingüísticas, pretende-se evitar a tendência dos estudos desta área no Brasil de se organizar em torno das línguas nacionais, com pouco trânsito de uma cultura para outra, de uma literatura para outra, o que impede uma compreensão mais profunda de fenômenos que não conhecem fronteiras.
Muitos dos conceitos tratados no livro tentam definir o estatuto da cultura americana e, sobretudo, latino-americana, às vezes mais particularmente a literatura destes países em oposição à literatura européia, mãe com a qual todas as literaturas da América mantêm um “vínculo placentário”, na expressão de Antonio Candido. O livro destina-se, desta forma, a um amplo espectro de leitores das áreas de Estudos Culturais e Literários.