Notícia

UFF sedia o 2º Encontro Nacional de Antropologia do Consumo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Discutir “Os novos poderes do mercado” é a proposta do 2º Encontro Nacional de Antropologia do Consumo, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, na UFF. Durante os três dias serão abordadas temáticas referentes a relações entre Estado, mercado e consumidores. O evento está sendo promovido pela universidade com a participação da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), da Universidade de Brasília (Unb) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
As atividades ocorrem de 9 às 19h. Na parte da manhã serão realizadas mesas temáticas com a presença de pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino e pesquisa. Entre eles, o ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser Pereira, no dia 14, na mesa “Socialismo de mercado e capitalismo solidário: o que sobrou das antigas diferenças entre os dois sistemas?”. No dia 15, a mesa será “A mercantilização do mundo Contemporâneo: novos mercados, mercadorias e éticas”. E no dia 16 “Movimento de Consumidores: poder, resistência ou alienação?”.
A parte da tarde será reservada para a apresentação de trabalhos de estudantes e professores de universidades do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O seminário metodológico “O estado da arte das pesquisas sobre consumo” também será realizado no turno da tarde.
Lançamento – No dia 14, às 18h, será lançado o livro “Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania”, da professora Fátima Portilho, pela editora Cortez.
O encontro será realizado no 2º andar do Bloco O, no Campus do Gragoatá, Niterói. Outras informações e a programação na página www.uff.br/nemo.

Pular para o conteúdo