Discutir “Os novos poderes do mercado” é a proposta do 2º Encontro Nacional de Antropologia do Consumo, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, na UFF. Durante os três dias serão abordadas temáticas referentes a relações entre Estado, mercado e consumidores. O evento está sendo promovido pela universidade com a participação da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), da Universidade de Brasília (Unb) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
As atividades ocorrem de 9 às 19h. Na parte da manhã serão realizadas mesas temáticas com a presença de pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino e pesquisa. Entre eles, o ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser Pereira, no dia 14, na mesa “Socialismo de mercado e capitalismo solidário: o que sobrou das antigas diferenças entre os dois sistemas?”. No dia 15, a mesa será “A mercantilização do mundo Contemporâneo: novos mercados, mercadorias e éticas”. E no dia 16 “Movimento de Consumidores: poder, resistência ou alienação?”.
A parte da tarde será reservada para a apresentação de trabalhos de estudantes e professores de universidades do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O seminário metodológico “O estado da arte das pesquisas sobre consumo” também será realizado no turno da tarde.
Lançamento – No dia 14, às 18h, será lançado o livro “Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania”, da professora Fátima Portilho, pela editora Cortez.
O encontro será realizado no 2º andar do Bloco O, no Campus do Gragoatá, Niterói. Outras informações e a programação na página www.uff.br/nemo.