Estimular a transformação da arte e cultura em bons negócios é a grande proposta do 1º Simpósio de Empreendedorismo em Cultura, uma iniciativa do curso de Produção Cultural, que traz nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, no Centro Cultural da Justiça Federal, Avenida Rio Branco 241 na Cinelândia, um conjunto de palestras e debates sobre os diversos aspectos da produção cultural.
Com nomes já consagrados como Déborah Sztajnberg, mestre em Direito e especialista em Gerência na Indústria do Entretenimento, e Luis Carlos Prestes Filho, ex-subsecretário de Estado de Cultura do RJ, o simpósio comemora os 10 anos da graduação em Produção Cultural da UFF, o primeiro curso voltado para cultura reconhecido no país. Além disso, o evento tem como objetivo trazer a melhor prática empresarial aos profissionais que já atuam no mercado brasileiro da cultura e aos jovens que se preparam para nele ingressar.
O simpósio foi idealizado pelas alunas Karla Ollie, Fernanda Alves e Larissa Bery do curso de Produção Cultural, junto ao professor Dennis Hanson, que ministra a disciplina Marketing Cultural na universidade. “A iniciativa dos alunos visa estruturar uma área da cultura ainda muito defasada, que é a gestão de negócios culturais”, explica Karla.
O tema foi escolhido visando trazer a melhor prática empresarial aos profissionais que já atuam no mercado cultural brasileiro e aos jovens que se preparam para nele ingressar. Segundo o presidente da Brasil Connects, João Carlos Veríssimo, “nos últimos dois anos, o crescimento médio dos investimentos das empresas em ações culturais foi de 25% ao ano”.
O simpósio traz uma programação vasta, com palestras e debates ao longo de todo o dia. Os intervalos serão marcados por produções artísticas como exibição de curtas, concertos e esquetes teatrais elaborados ou produzidos pelos universitários, garantindo o clima de comemoração dos 10 anos de Produção Cultural na UFF. Temas como a organização da indústria cultural, cultura como desenvolvimento e investimento no mercado cultural, serão abordados.
As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.uff.br/sempcultura, que é também um centro de referência e informação para discussões na área da cultura.