Notícia

Instituto de letras realiza o Seminário Quixote: Utopias

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Para comemorar os quatro centenários de publicação da obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, o Instituto de Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e por meio do programa Interlatinidades, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, realizará, nos dias 26 e 27 de setembro, o Seminário Quixote: Utopias. A programação contará com mesas-redondas, conferências, apresentação de dança e inauguração da escultura de “Dom Quixote”. Haverá, ainda, lançamento do livro “Quixote: Utopia”, dos professores da UFF Livia Reis e André Trouche, falecido no fim de agosto.

A abertura será às 14h do dia 26, no Auditório Macunaíma, Campus Gragoatá, Bloco B, São Domingos, Niterói. A mesa-redonda “Leituras do Quixote” será realizada às 14h30, no mesmo local. Participarão os professores Antonio Esteves e Heloisa Costa Milton , ambos da Unesp, Maria Alice Aguiar, da Uerj, e Marcia Paraquett e Magnólia do Nascimento, da UFF. Às 18h, será realizado o lançamento do livro no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.

No dia 27 de setembro, às 10h, será proferida conferência pelas professoras Maria Augusta Vieira, da USP, e Maria Stooper Galán, da Universidade Autônoma de México. À tarde, haverá duas mesa-redondas: às 14h, com a presença de Gustavo Bernardo Krause, da Uerj, e Eurídice Figueiredo, da UFF, e às 16h, com os professores Ligya Peres e Paulo Bezerra, ambos da UFF.

No encerramento, às 18h, está programada a apresentação do Grupo de Dança Flamenca, e às 19h, será inaugurada, no pátio do Instituto de Letras, a escultura de “Dom Quixote”, que desde junho está nos jardins da Reitoria.

Pular para o conteúdo