Notícia

Cineastas participam de restauração de filmes

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os ex-alunos de Cinema da UFF Débora Butruce e Rafael de Luna Freire foram selecionados pela Cinemateca Brasileira-Ministério da Cultura para o projeto de restauração dos filmes de Joaquim Pedro de Andrade, diretor dos clássicos Couro de Gato, Garrincha, Alegria do Povo, O Padre e a Moça, Macunaíma, Os Inconfidentes, Guerra Conjugal, Vereda Tropical, O Aleijadinho e O Homem do Pau-Brasil.

Foram selecionados oito estagiários, sendo quatro brasileiros e quatro ibero-americanos, de diferentes áreas relacionadas à preservação e restauro de filmes. O Departamento de Cinema & Vídeo da UFF é pioneiro, no Brasil e América Latina, no ensino da preservação e restauração de filmes, ministrado por Hernani Heffner, ex-aluno da UFF.

O estágio é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira e da Produtora Filmes do Serro e conta com o apoio da Petrobras, do Programa Ibermedia e da União Latina.

Pular para o conteúdo