Notícia

Inscrições prorrogadas para o Vestibular Integrado em Volta Redonda

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O prazo para inscrições no Vestibular Integrado do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR) termina no dia 8 de agosto. Ao todo são oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o curso de Administração e 40 para Engenharia de Agronegócios, com início previsto para o segundo semestre de 2005. Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Seleção (Coseac), pelos telefones (21) 2629-2805 e 2629-2806 ou pelo site www.vestibular.uff.br.

Para inscrever-se pela internet, o candidato deve acessar a página www.vestibular.uff.br/integrado/2005, até as 18 horas do dia 8 de agosto. Quem não tiver acesso à internet, poderá se dirigir ao posto de inscrição que fica na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica da UFF em Volta Redonda, na Avendida dos Trabalhadores, nº 420, Vila Santa Cecília.

A taxa de inscrição é de R$ 70, sendo recolhida, somente em espécie, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária.

Apresentação

Durante a solenidade de apresentação do projeto de criação do Pólo Universitário, no dia 2 de agosto, foram apresentados os resultados do projeto “Diagnose da Demanda Regional para Formação Inicial e Continuada”, na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIM). Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Educação Superior do MEC, professor Nelson Maculan Filho, o prefeito do município de Volta Redonda, Gothardo Lopes Neto, o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues e o vice-reitor da universidade, Antonio José Peçanha, entre outras autoridades.

O pólo é resultado de um convênio entre a UFF e o Ministério da Educação, que destinou R$ 7 milhões para a construção, até o segundo semestre de 2006, de espaço físico para os novos cursos, anexo à EEIM. O acordo assegura ainda a abertura de diversos cursos, além da contratação de professores e técnicos-administrativos.

Os cursos

De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a graduação em Administração oferecida pelo pólo destina-se à formação de profissional – com enfoque na área de Administração de Empresas – que gerencie as funções administrativas, financeiras, operacionais, estruturais, de mercado e de recursos humanos da organização, tendo oportunidade de desenvolver tarefas nos mais diversos setores econômicos e produtivos do país, bem como à preparação de novos empreendedores e docentes/pesquisadores.

Já o curso de Engenharia de Agronegócios destina-se a formar um profissional detentor de sólida base técnico-científica, atualizado nas modernas técnicas de gerenciamento, administração, garantia da qualidade, sistemas de produção, processamento, manuseio, armazenagem e transporte de produtos agropecuários, contribuindo para o desenvolvimento do setor tanto na produção como na pesquisa e comercialização de seus produtos e insumos.

De acordo com o diretor da Escola Industrial Metalúrgica de Volta Redonda e coordenador do curso de Engenharia de Agronegócios, Sérgio Sodré, “o engenheiro egresso terá uma formação diferenciada, de maneira que possa visualizar e tratar o agronegócio através do conceito industrial, capacitando-o a utilizar ferramentas típicas da Engenharia de Produção em Ciências Agrárias, visando sempre a minimização de perdas e otimização de recursos naturais e financeiros”.

Organização estrutural do Pólo Universitário de Volta Redonda

Desde o lançamento da idéia de um consórcio de universidades para possibilitar o oferecimento de novas vagas no Ensino Superior na Região do Médio Vale do Paraíba, ficou evidente a importância de estabelecer um modelo regional de ensino, comprometido com alguns aspectos específicos, com foco nas questões regionais.

Para a construção de um perfil socioeconômico da região, foi elaborada uma pesquisa visando ao mapeamento econômico e social da área a partir de informações geradas por Instituições de Pesquisa (IBGE, CIDE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde). As empresas que foram objeto da pesquisa possuem diversas atividades terceirizadas, com a predominância para os setores de serviços de informática e contabilidade. A carência de profissionais de nível superior estaria vinculada às condições de qualificação desses profissionais. Os entrevistados identificaram uma carência generalizada de formação universitária nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos, Informática, Administração e Gerência de Negócios.

Para as lideranças comunitárias, os cursos de graduação são considerados prioridade, devido à carência de mão-de-obra especializada, detectada nas áreas de saúde, educação e técnica-industrial. A formação de profissionais para o mercado de trabalho, além de novas perspectivas profissionais e de vida para os jovens, são alguns dos benefícios proporcionados pela instalação de um pólo universitário na região.

Pular para o conteúdo