Notícia

UFF e UFRJ realizam 2º Encontro Internacional de Filologia

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A filologia, no sentido de crítica textual, tem como objetivo recuperar a palavra de um autor e aproximá-la dos leitores de hoje. Trabalha no campo da tradição e da transmissão de textos literários e não-literários. Também está voltada para o entendimento do processo de construção textual e para sua materialidade.

Esse é o tema do 2º Encontro Internacional de Filologia, organizado pelas universidades Federal Fluminense e Federal do Rio de Janeiro. De 19 a 23 de setembro, pesquisadores e filólogos do Brasil, França, Espanha e Portugal estarão debatendo a teoria e a prática da crítica textual e suas relações com a História, a literatura e a lingüística. Nos dias 19 e 23, as discussões serão realizadas na Faculdade de Letras da UFRJ, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Nos demais, será no Instituto de Letras da UFF, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Além disso, será ministrado um minicurso de nove horas pelo professor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, tendo como tema as personagens na ficção. Serão propostos trabalhos articulados com a crítica, apoiados sobre a obra de Eça de Queiroz, escritor português, autor de “O primo Basílio” e “Os maias”.

Pular para o conteúdo