Friedrich Engels escreveu em “Dialética da natureza”: “Não nos vangloriemos demais por nossas vitórias sobre a natureza. Ela se vinga de cada uma delas. Cada vitória traz consigo, primeiramente, os benefícios que dela esperávamos. Mas depois ela acarreta conseqüências diferentes, imprevistas, que destroem freqüentemente inclusive os primeiros efeitos benéficos.”
A preocupação com a problemática ecológica na universidade, à qual já se referia Engels no século XIX, levou à formulação do debate “A questão ecológica – conciliando teoria e prática”, que será realizado no dia 24 de agosto, no Teatro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF, às 17h.
O evento é coordenado pelo grupo Questão Ecológica, que atua como um fórum de discussões sobre a temática, e apoiado pelo DCE, pelo Centro Acadêmico de História (Cahis) e pelo Diretório Acadêmico de Biologia (DAVBF).
A diretora do Instituto de Biologia da UFF, Ana Lúcia Nóbrega, o professor do Departamento de Direito Público Luis Oliveira Jungsted e o professor da Faculdade de Veterinária Sávio Freire Bruno serão os participantes da mesa.