A aluna do sétimo período de Produção Cultural da UFF Priscila Seixas da Costa, 21 anos, teve seu trabalho de pesquisa selecionado para ser apresentado no 8º Congresso Internacional de Lusitanistas em Santiago de Compostela, Espanha. O encontro ocorrerá entre os dias 18 e 23 de julho e tem por objetivo reunir e fomentar estudos sobre a língua, a literatura e a cultura dos países de língua portuguesa.
“Isso vai ser muito importante para a minha formação universitária. Além disso, é uma maneira de divulgar a universidade e o curso de Produção Cultural”, afirma Priscila. O tema do trabalho foi a influência cultural do Real Gabinete Português de Leitura, desde a sua constituição no Brasil, em 1837, passando por suas transformações e adaptações ao longo dos anos. A aluna tem, desde 2004, bolsa de iniciação científica e é orientada pelo professor José Maurício Saldanha Alvarez, do Departamento de Arte, que foi quem teve a idéia de inscrever a pesquisa no congresso e também mostrará seu trabalho na Espanha.
Priscila terá 20 minutos para apresentar o trabalho, que será publicado pela revista do congresso. Em outubro, outra pesquisa sua será editada em um livro que reunirá vários estudos relativos às questões luso-brasileiras. “Eu sempre quis trabalhar com pesquisa; desde que entrei na faculdade pensava nisso. A grande diferença entre os produtores culturais formados é o viés da pesquisa.”
Para que Priscila pudesse viajar para a Espanha, os recursos foram conseguidos graças ao envolvimento da UFF, dos empresários portugueses de Niterói e do Real Gabinete Português de Leitura. Além dos trabalhos de pesquisa, ela divide seu tempo com os preparativos para a terceira edição do Som na UFF. Ela, junto com mais quatro alunos de Produção Cultural, é a idealizadora desse projeto, que cresce a cada ano.
“O projeto Som na UFF possibilitou o começo do empreendedorismo na Produção Cultural. Em 2003, quando começou, a gente não tinha recurso nenhum. Percorri Icaraí a pé atrás de patrocínio. Hoje, nós contamos com uma ótima participação do público. Eu sempre corri atrás das coisas e esse projeto é a minha vida”, afirma, entusiasmada.