O papel das universidades no Brasil e na França e a importância do relacionamento na área educacional entre esses dois países foram o enfoque da reunião de reitores de universidades brasileiras, entre elas a UFF, e presidentes das universidades francesas, realizada na França no dia 27, na Universidade de Paris III (Sorbonne).
O reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sidney Luiz de Matos Mello, participaram do encontro. A UFF já mantém acordos, programas e convênios, como o recém – assinado com a Universidade da Bretanha Ocidental (UBO), que possibilitam o intercâmbio de pesquisa e ensino em nível de graduação e de pós-graduação com diversas universidades francesas.
“A internacionalização do conhecimento é crescente no mundo. As universidades brasileiras devem acompanhar este movimento. Nesse sentido, a UFF cumpre o seu papel institucional e marca sua posição na França”, afirma o reitor Cícero Mauro Fialho.
Além da França, a UFF mantém atividades de cooperação internacional com cerca de 60 instituições de ensino estrangeiras em países como Alemanha, Espanha e Portugal, bem como em alguns da América do Sul, por meio da sua Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI).
Representando a universidade, o pró-reitor Sidney Mello participará no dia 11 de julho de um encontro com o presidente da Universidade Paris 13 para tratar, entre outros assuntos, da visita de representantes da universidade francesa à UFF no segundo semestre. Posteriormente, Sidney Mello se reunirá com o vice-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Paris 10, com o objetivo de reafirmar a importância da cooperação na área de Antropologia já em vigor entre a UFF e aquela instituição.