Com a conferência “Os dispositivos de confiança no Espaço Público – o caso das mídias”, proferida pelo diretor do Centro de Estudos dos Movimentos Sociais de Paris, Louis Quere, teve início o XIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS.
Pela primeira vez na UFF, o encontro recebe a participação de todos os Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país. De acordo com a coordenadora do programa na UFF, Marialva Barbosa, a universidade sediar o COMPÓS representa muito, tanto para a área de comunicação, quanto para todas as áreas da UFF. “O evento é importante enquanto afirmação da área de comunicação e para a universidade em geral pelo fato de reunir cerca de 300 pesquisadores brasileiros e também de fora do país, reunindo os maiores nomes na área”, afirmou.
Antes da conferência, compuseram a mesa de abertura o coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sérgio Mendonça, representando o reitor, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o diretor do Centro de Estudos Gerais (CEG), professor Humberto Machado, o presidente da COMPÓS, professor André Lemos, o representante de área da Capes, professor Marcius Freire, o diretor científico do Intercom, professor Aníbal Bragança, representando a presidente do Intercom , professora Sônia Virgínia Moreira, o conferencista convidado, Louis Quéré e a coordenadora da Pós-Graduação em comunicação da UFF, Professora Marialva Barbosa.
As atividades do COMPÓS vão até o dia 4 de Junho e serão realizadas no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) e na Faculdade de Economia, locais onde se reunirão os diversos Grupos de Trabalho (GT`S) componentes do encontro, como “Comunicação e Cultura”, “Comunicação e Política”, “Culturas das Mídias” e “Fotografia, Cinema e Vídeo”. Estruturado em GT`S o encontro visa a promoção do intercâmbio entre pesquisadores e programas associados, criando redes de interesses acadêmicos comuns e incentivando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo de estudos em Comunicação.