Notícia

Engenharia de Petróleo é o novo curso da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF oferece 30 vagas para o novo curso de graduação em Engenharia de Petróleo, já no vestibular deste ano. O objetivo é formar engenheiros capacitados a atuar em todas as etapas da cadeia produtiva de petróleo e gás natural, em aulas práticas e teóricas. O curso terá duração mínima de nove semestres. A UFF é a terceira universidade no Estado do Rio de Janeiro a criar esse currículo.
O Rio de Janeiro é responsável por mais de 70% da produção de petróleo no Brasil. De acordo com o coordenador do curso, professor Rogério Lacerda, a demanda do mercado de trabalho para este tipo de profissional foi o que motivou a criação do curso, já que a Bacia de Campos concentra 80% das reservas brasileiras.
De acordo com artigo publicado no Globo – Petróleo e Gás, metade da mão-de-obra da indústria de petróleo mundial estará se aposentando nos próximos dez anos. O salário inicial de um engenheiro de petróleo é 8,5 salários mínimos. Na área industrial, esse valor é 30% superior. As principais oportunidades de estágio são a Petrobrás, empresas de engenharia e prestadoras de serviço desta área, como a Chemtech, Shell, Halliburton, Schlumberger e Technip, e estaleiros que constroem plataformas. A maioria destes estaleiros está localizada em Niterói, onde será ministrado o curso. Devido ao grande número de empresas instaladas, o Rio de Janeiro tornou-se a capital nacional do petróleo.
A UFF já oferece um curso de especialização lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás Natural. A primeira turma conta com 30 alunos e a segunda turma iniciará suas aulas no segundo semestre deste ano.

Pular para o conteúdo