Foi realizada ontem, dia 13 de junho, a apuração da eleição para a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Fernando Santa Cruz da UFF, após entrada de recurso pela Procuradoria Geral da universidade contra a liminar expedida em 10 de junho pela Justiça Federal de Niterói que proibia a contagem dos votos.
As urnas foram abertas por volta das 19h no Teatro do DCE, e a apuração se encerrou às 2h da madrugada, com a presença de estudantes e da Comissão Eleitoral, presidida pelo diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), professor Antonio Serra.
A única chapa concorrente, “Vamos à Luta”, obteve um total de aproximadamente 5,7 mil votos em quatro dias de votação nos campi da universidade em Niterói e no interior. O total ultrapassa a quantidade mínima de votos necessária para que a chapa se eleja – em torno de 3,5 mil votos ou 15% de estudantes votantes.
De acordo com Thiago Melo, membro da Comissão Eleitoral, esta foi uma das maiores votações da entidade, cujo máximo de votos contabilizados atingiu a marca de 6 mil. Na próxima terça-feira, dia 21 de junho, haverá um conselho de DAs (diretórios acadêmicos), no qual pretende-se homologar o resultado da eleição e marcar a data da tomada de posse da nova gestão.