Notícia

Brasil e Alemanha juntos na área do biodiesel

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Diferentemente do que acontece no futebol, onde são concorrentes, Brasil e Alemanha estão formando um time imbatível na área do biodiesel. O combustível, que promete ser a sensação para as próximas décadas, como substituto do diesel do petróleo, será tema do 3º. Workshop Brasil–Alemanha em Biodiesel, a se realizar no dia 1º de julho, em Fortaleza. A UFF e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha são as organizadoras do evento.

Esta é a terceira vez que a UFF participa da realização do workshop. A edição deste ano contará com a presença do vice-reitor da UFF, professor Antonio José dos Santos Peçanha, de representantes do Grupo Interministerial do Biodiesel – Casa Civil, ministérios da Ciência e Tecnologia, Agricultura, dentre outros –, do Senado Federal, da Petrobrás e da Câmara de Comércio Brasil–Alemanha. O encontro conta ainda com a participação do Institute for Technology and Biosystems Engineering of the Federal Agricultural Ministry (Ministério da Agricultura alemão) e da Fachhoschule Mannheim. São esperados 250 participantes para o encontro, dentre empresários, pesquisadores e representantes do setor público de ambos os países na área do biodiesel.

De acordo com o coordenador do workshop, professor Raimundo Damasceno, da UFF, a parceria entre as duas nações promete ser muito produtiva, tendo em vista a meta do governo brasileiro de transformar o biodiesel em combustível capaz de substituir o diesel de petróleo, tão ou mais importante que o álcool como um substituto da gasolina. “A Alemanha é o país com maior capacidade técnica na produção do biodiesel, e o Brasil o que conta com mais recursos de matérias-primas (plantas oleaginosas) para biodiesel. Juntos, os dois podem se tornar imbatíveis na produção desse combustível”, afirma Damasceno.

Pular para o conteúdo