Com o objetivo de trazer os alunos de ensino médio para dentro da universidade, mostrando a eles os campi e os cursos, a UFF promoveu no dia 22 de junho uma visita guiada com estudantes do Colégio Pio XII, de Arraial do Cabo. Funcionárias do Setor de Relações Públicas do Núcleo de Comunicação Social da UFF, que promove a atividade, acompanharam 24 alunos e três professores em roteiro que incluiu a Reitoria, o Campus do Valonguinho e do Gragoatá, o Laboratório de Materiais de Construção da Escola de Engenharia e os experimentos da Casa da Descoberta, onde todos se divertiram.
De acordo com o professor de História André Luiz Cavalcanti, do Colégio Pio XII, conhecer de perto a estrutura da universidade é importante, pois auxilia os alunos na escolha por uma profissão. “Nós sentimos que, no interior, as universidades públicas estão distantes dos alunos e eles nem sonham alcançá-las. A visita é uma forma de valorizar a universidade pública e mostrar que há outras possibilidades, além das particulares”, afirma.
Os estudantes chegaram às 10h ao prédio da Reitoria e conheceram as dependências do Centro de Artes UFF: teatro, livraria e cinema. Eles ganharam um kit contendo caneta, bloco, folder institucional e um exemplar do Momento UFF. Depois, foram ao Campus do Valonguinho conhecer os institutos de Odontologia, de Matemática, de Química e o Anatômico, além de assistirem a palestras com professores. “Nós estávamos muito curiosos para saber como era a UFF, mas eu não imaginava que era desse tamanho. Foi um passeio muito proveitoso”, surpreende-se a estudante Gláucia Schuindt, do primeiro ano.
Na hora do almoço, os alunos foram ao bandejão do Campus do Gragoatá e percorreram a Biblioteca Central, sob a orientação de bibliotecárias. Na próxima parada, no Campus da Praia Vermelha, a paisagem encantou os adolescentes que conheceram o Laboratório de Materiais de Construção na Escola de Engenharia. “Eu já tinha acessado o site da UFF, mas é muito diferente quando estamos aqui. Conhecer a universidade de perto dá outra dimensão e expectativa. É um incentivo para nós”, constata a estudante do segundo ano Débora Almeida.
Exaustos, mas felizes, depois de um dia inteiro de caminhada, os alunos encerraram o passeio às 17h, brincando na Casa da Descoberta, no Instituto de Física.