Notícia

UFF terá sistema moderno de segurança nos campi

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Um estudo detalhado dos pontos estratégicos na UFF norteará a implantação do projeto Segurança Eletrônica no Campus. O monitoramento constará de equipamentos de câmeras, nos três maiores campi: Praia Vermelha, Valonguinho e Gragoatá. O principal objetivo é preservar o patrimônio da universidade, segundo o superintendente de Administração, professor Mário Ronconi. “A instalação do sistema não gerará despesas para a universidade, uma vez que será custeada pelas empresas Croll Empreendimentos e Serviços e Centauro, responsáveis pela segurança da UFF”, acrescenta.

A UFF, atualmente, conta com pontos eletrônicos distribuídos na Biblioteca Central do Gragoatá e na Reitoria, que serão agregados ao monitoramento. Com o sistema de segurança, serão instaladas 46 novas câmeras em laboratórios, bibliotecas e departamentos. Estas câmeras têm lentes de infra-vermelho possibilitando a filmagem sem necessidade da luz. Por meio de um computador, a Prefeitura do Campus poderá saber de toda a operação de vigilância patrimonial da universidade.

Para garantir mais segurança ao espaço universitário, está sendo analisado um projeto da Pró-Reitoria Acadêmica para identificação dos alunos que circulam nos campi universitários. Trata-se da implantação de cartões eletrônicos. Os estudantes deverão utilizar estes cartões magnéticos na entrada e saída das unidades de ensino e também nas bibliotecas.

Pular para o conteúdo