Um estudo detalhado dos pontos estratégicos na UFF norteará a implantação do projeto Segurança Eletrônica no Campus. O monitoramento constará de equipamentos de câmeras, nos três maiores campi: Praia Vermelha, Valonguinho e Gragoatá. O principal objetivo é preservar o patrimônio da universidade, segundo o superintendente de Administração, professor Mário Ronconi. “A instalação do sistema não gerará despesas para a universidade, uma vez que será custeada pelas empresas Croll Empreendimentos e Serviços e Centauro, responsáveis pela segurança da UFF”, acrescenta.
A UFF, atualmente, conta com pontos eletrônicos distribuídos na Biblioteca Central do Gragoatá e na Reitoria, que serão agregados ao monitoramento. Com o sistema de segurança, serão instaladas 46 novas câmeras em laboratórios, bibliotecas e departamentos. Estas câmeras têm lentes de infra-vermelho possibilitando a filmagem sem necessidade da luz. Por meio de um computador, a Prefeitura do Campus poderá saber de toda a operação de vigilância patrimonial da universidade.
Para garantir mais segurança ao espaço universitário, está sendo analisado um projeto da Pró-Reitoria Acadêmica para identificação dos alunos que circulam nos campi universitários. Trata-se da implantação de cartões eletrônicos. Os estudantes deverão utilizar estes cartões magnéticos na entrada e saída das unidades de ensino e também nas bibliotecas.