Notícia

Pesquisadores assinam acordo de edição na Eduff

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os autores dos trabalhos selecionados pelo edital Biblioteca da Eduff compareceram à Reitoria no dia 11 de maio para a assinatura dos acordos de edição, dando início ao processo de confecção dos livros. Estiveram presentes a diretora da Eduff, Laura Graziela Gomes, o diretor de Editoração, Ricardo Borges, a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Leonor Veiga Faria, e os pesquisadores Norberto Osvaldo Ferreras, Selene Herculano e Rafael Deminicis.

A primeira versão do Edital Biblioteca da Eduff recebeu a inscrição de 52 trabalhos. Depois de uma rígida seleção, quatro foram escolhidos – nas categorias Ensaio, Didático, Coletânea e Pesquisa – para serem editados este ano. “Muito bom haver um processo de seleção no qual a universidade prestigie e divulgue a produção de seus pesquisadores”, comemorou o historiador Norberto Osvaldo Ferreras, autor de “A Belle Epoque dos trabalhadores: cotidiano e modo de vida dos trabalhadores de Buenos Aires (1880-1920)”, escolhido na categoria Ensaio.

Selene Herculano, vencedora na categoria Didático com o livro “Em busca da boa sociedade”, também elogiou a iniciativa: “Achei excelente essa forma de escolha dos textos a serem editados. Espero que haja novos concursos nos próximos anos”. Rafael Deminicis afirmou que a EdUFF será a primeira editora brasileira a lançar uma coletânea totalmente dedicada ao Anarquismo. “Até o momento, o tema aparecia apenas em um ou outro capítulo”, diz o coordenador de “História do anarquismo no Brasil – Vol. 1”, ao lado de Daniel Aarão dos Reis Filho.

Os outros trabalhos selecionados foram: “Patogênese molecular e estratégia terapêutica dos gliomas”, de Clovis Orlando Pereira da Fonseca (em co-edição com a Edilivros) e “O poder de domar do fraco: formação de autoridade e poder tutelar na política de povoamento do solo nacional”, de Jair de Souza Ramos, ambos na categoria Pesquisa.

Pular para o conteúdo