Notícia

Centros acadêmicos promovem ciclo de debates sobre violência

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Tendo como motivador principal o assassinato do jovem Marcelo de Oliveira em uma festa de recepção aos calouros de Comunicação e Direito da UFF na madrugada do dia 2 de abril, o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (Daco) e o Centro Acadêmico Evaristo da Veiga – Direito promovem o ciclo de debates “A Universidade na Superação da Violência”, durante os dias 3 e 4 de maio.

O evento contará com três mesas de debates e a exibição de um documentário. A abertura será no dia 3 de maio, às 9h30 com o debate sobre Violência no Campo, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Bloco O, Campus do Gragoatá. Estarão presentes na mesa os professores da UFF Ana Motta Ribeiro e Carlos Walter Porto Gonçalves, um representante da Coordenação Nacional do MST e da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). No mesmo dia, às 20 horas, será exibido no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), o documentário “Entre Muros e Favelas”.

No dia 4 de abril, às 9h o debate será sobre Violência Urbana, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, à rua Presidente Pedreira, nº 62, Ingá. Participarão da mesa o desembargador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Verani, o coordenador do Observatório de Favelas e do Programa Conexões de Saberes, professor Jailson de Souza, um representante do Movimento dos Sem Teto de Goiânia e da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, além de Marcelo Yuka.

O Ciclo será fechado no mesmo dia às 19h, também no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Bloco O, Campus do Gragoatá, com o debate “O Papel da Universidade Frente à Miséria e a Violência Urbana”, do qual participarão o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o secretário de Direitos Humanos do Estado do Rio, Jorge da Silva, o vereador de Niterói Paulo Eduardo Gomes, e o professor Hermógenes.

Pular para o conteúdo