Depois de uma série de conquistas desde sua estréia em competições SAE (Society of Automotive Engineers) Brasil de Mini Baja, a equipe Tuffão acaba de realizar mais uma façanha: a pole position no grid de largada da 11ª Competição SAE Brasil de Mini-Baja, realizada entre os dias 7 e 10 de abril, em Piracicaba-SP.
O grupo, formado por estudantes de engenharia, projetou e construiu o carro que largou na primeira posição, sob o comando da aluna Rachel Loh, deixando para trás 65 equipes de universidades brasileiras, além de uma norte-americana e outra argentina. Eles conquistaram ainda o 14° lugar na classificação geral, com o protótipo denominado Tuffão II.
A competição acontece a cada dois anos, período disponível para os estudantes construírem um novo protótipo. De acordo com o coordenador do Projeto Mini-Baja e orientador da equipe Tuffão, professor Luís Carlos Xavier, a competição SAE Brasil é composta por diversas provas, divididas em estáticas e dinâmicas. Através delas são analisadas aceleração, velocidade máxima atingida pelo carro, custos, entre outros quesitos. A equipe da UFF teve destaque na prova de aceleração, conquistando o 1° lugar nesta prova.
A SAE Brasil de Mini-Baja é considerada uma fomentadora de talentos, ao fornecer engenheiros qualificados para as principais indústrias do setor automobilístico do país.