Dia 15 de abril, será realizado na UFF o Interpet–RJ 2005. O evento pretende discutir e refletir sobre as perspectivas para o Programa de Educação Tutorial (PET), além de reunir os diferentes grupos PET e sensibilizar os órgãos responsáveis sobre a importância do programa e sua conseqüente expansão para outros cursos de graduação. Estarão presentes diversos grupos PET de diversas universidades públicas do Rio de Janeiro, como a UFF, a UFRJ, a Uerj e a PUC-Rio.
O Interpet contará com a presença do presidente da Comissão Executiva do PET (Cenapet), professor Dante Barone, da UFRGS, e do deputado federal Antônio Carlos Biscaia, que proferirão uma palestra sobre o tema do encontro.
O PET busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica e se reflitam na melhoria da qualidade dos cursos envolvidos. Isso permite tanto aos alunos bolsistas quanto aos demais alunos do curso uma formação diversificada e uma melhor qualificação como profissional e membro da sociedade. Segundo a filósofa e acadêmica Marilena Chauí, o PET “cria laços importantes com a sociedade”.
Em 1997, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) contratou uma avaliação externa para fazer um raio X do programa (que chamava-se Especial de Treinamento). Os avaliadores concluíram que “o Programa Especial de Treinamento é uma das iniciativas mais consistentes e produtivas no sentido de estimular os estudantes e melhorar a qualidade de ensino de graduação no país e as relações com a comunidade”.
O PET da UFF, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), é constituído por alunos dos cursos de graduação em Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações e Geografia.
O evento será realizado na Faculdade de Engenharia da UFF, Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói. Com início às 8h30h, o Interpet se estenderá até às 18h.