Apesar da crescente utilização do vídeo em sala de aula, falta aos professores conhecimento da linguagem, potencialidade e produção audiovisual. Esse desconhecimento, além de minimizar as possibilidades de utilização desse instrumento pedagógico, dificulta o desenvolvimento de uma visão mais crítica com relação aos vídeos utilizados em sala. Visando melhorar a educação por meio dessa ferramenta, o Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) realizará o curso de extensão O vídeo como Ferramenta Pedagógica.
Serão oferecidas 20 vagas a professores do ensino fundamental e médio, com prioridade aos professores de escolas públicas, e cinco para alunos de Comunicação Social do IACS. O curso tem dois meses de duração e será realizado em horário noturno, iniciando-se em 1º de junho, com inscrições de 25 de abril a 14 de maio. Professores interessados devem enviar e-mail informando em qual escola trabalham e que disciplina lecionam, se a escola dispõe de TV e vídeo e quantos, e se o professor ou a escola dispõe de câmera filmadora. Os graduandos devem informar o curso e a disponibilidade de materiais. A mensagem deve ser mandada para estes dois e-mails: claudiaribeiro@predialnet.com.br e jpaulogc@yahoo.com.br.
As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pela coordenadora do curso, Claudia Regina Santos Ribeiro, e tratarão das teorias de recepção e do papel pedagógico do audiovisual, para que se desenvolva uma visão mais crítica sobre a mídia, especialmente a televisão. Haverá aulas práticas de produção de vídeo, para que os estes, feitos pelos alunos em sala de aula, possam ser ferramenta de educação.
A coordenadora, que desde 2000 trabalha na ONG BemTV com educação por meio da comunicação, afirma que a experiência lhe provou que trabalhar com a imagem estimula os alunos. “O videoprocesso – método que utilizaremos – visa à produção conjunta de todas as etapas do video, da confecção à exibição, e leva à reflexão coletiva de toda a criação videográfica. Além disso, a produção de um vídeo envolve pesquisa, investigação e exploração da realidade, ferramentas essenciais para reflexão, crítica e revisão, etapas presentes no processo do conhecimento.”