Notícia

Teatro medieval português é tema de conferência

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Nesta segunda feira, 4 de abril, teve início o 3º Colóquio de Estudos Medievais, em homenagem ao historiador Jacques Le Goff, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Campus do Gragoatá.
O evento pretende discutir e mapear as influências que o historiador francês tem exercido no país. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também associou-se à UFF nas homenagens ao especialista e realizou atividades acadêmicas nos dias 30 e 31 de março.
Estiveram presentes o pró-reitor da Extensão, professor Luiz Antônio Andrade, representando o reitor da UFF, o cônsul-geral da França no Brasil, Jean Paul Bossuge, o presidente da Associação Nacional de História (Anpuh) e chefe de Departamento de História da UFF, professor Luiz Carlos Soares, e o diretor do Centro de Antropologia Histórica da Idade Média da Escola de Auto-Estudos em Ciências Sociais, professor Jean-Claude Schmitt, que representou Jacques Le Goff, que não pôde vir, além de outros. Le Goff enviou um DVD com uma gravação, especial para o evento, onde é entrevistado pelo professor Schmitt.
A professora Vânia Fróes, catedrática de História da UFF e organizadora do evento, foi a conferencista da manhã. Ela falou sobre as representações da cidade no Teatro Medieval Português.
O professor Luiz Antônio Botelho Andrade, ao ver a platéia cheia, afirmou que “não estamos aqui por acaso. Estamos aqui por História”.

Pular para o conteúdo