Há 100 anos, dois pesquisadores alemães descobriam a bactéria que causava uma das mais perigosas doenças sexualmente transmissíveis: a sífilis. A moléstia, que no passado contaminava maciçamente a humanidade, ainda é responsável por mais de 900 mil novos casos a cada ano no Brasil. Destes, 28 mil são de sífilis congênita.
Com o objetivo de comemorar o centenário do descobrimento do Treponema pallidum e em cumprimento à Lei Municipal n° 981/91 – que institui que em toda primeira semana de abril a cidade de Niterói deve promover atividades de prevenção e combate às DST/Aids –, o Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da UFF, a Sociedade Brasileira de DST/RJ e a ONG Eliminasífilis realizam entre os dias 3 e 9 de abril a 15ª Semana de Combate às DST/Aids de Niterói.
Dentre as diversas atividades da programação, estão uma caminhada na Praia de Icaraí, onde serão distribuídos materiais educativos e camisas para enfatizar a importância da prevenção das DST/Aids; o curso de atualização em DST/Aids para profissionais de saúde de nível médio (com ênfase no aconselhamento e ética no atendimento aos pacientes com DST e Aids, além do papel de educador do profissional de saúde); atividades preventivas e educativas em escolas municipais e um evento na Associação Médica Fluminense, quando haverá entrega de Moção de Louvor e Reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à humanidade pelos cientistas alemães Fritz Richard Schaudinn e Paul Erich Hoffmann, que descobriram o Treponema pallidum, agente causador da sífilis. Está confirmada a presença do cônsul da Alemanha, Stephan Krier, que receberá o prêmio.
Outras informações com a médica Evelyn Aboud, do Setor de DST da UFF, pelos telefones 9447-8816 e 3106-1531.
Curso de atualização em DST/Aids
Direcionado a profissionais de saúde de nível médio, o curso se realiza no dia 5 de abril, das 8h às 17h, em forma de jornada. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Setor de DST/UFF, Outeiro de São João Batista, s/n, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói. Quem preferir, pode se inscrever na hora. No entanto, a coordenadora Evelyn Aboud faz uma ressalva. “Será preciso chegar meia hora antes, pois há limite de vagas.”
Os inscritos receberão seus kits no domingo, dia 3 de abril, às 10h, durante a caminhada.