Notícia

Retomada de transplante renal no Huap foi um sucesso

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Depois de sete anos sem realizar transplantes renais, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) voltou a realizar o procedimento. No dia 5 de março, o projeto foi retomado dando vida nova a um paciente de 58 anos que, há oito, fazia tratamento de hemodiálise, três vezes por semana.

Segundo o chefe do Centro Cirúrgico do Huap, Roberto Pegorin, os riscos desse tipo de procedimento são os mesmos de qualquer cirurgia normal. Vão desde reações a anestesia até rejeição do novo órgão pelo corpo do paciente. O transplante intervivos foi um grande sucesso e o paciente teve alta no dia 11.

A programação entre os serviços de Nefrologia, Cirurgia Urológica e Centro Cirúrgico prevê a realização de 32 procedimentos por ano, beneficiando a população e contribuindo na formação de novos médicos.

A equipe médica que realizou o transplante foi formada pelos seguintes profissionais:

Anestesiologia: professor Roberto Pegorin Dumas (chefe do Serviço), Alberto Pantoja e Maria Emília Esteves.
Cirurgia: professor José Scheikman (chefe do Serviço)

Cirurgiões: 1º equipe (doador) – professor Carlos Alberto de Freitas Ribeiro (Uerj) e professor Felipe Monnerat Lott; 2º equipe (receptor) – professor José Gomes da Cunha (UFF), professor José Genilson Alves Ribeiro (Uerj) e Flávio Rondineli de Sá.

Pular para o conteúdo