Funcionários e pacientes do Setor de Reabilitação Cardíaca do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) estão participando, ontem e hoje (13 e 14 de janeiro), de um mutirão de limpeza e pintura para melhorar as instalações físicas do local.
O serviço atende pacientes encaminhados pelo Ambulatório de Cardiologia que precisam ser reabilitados de doenças coronarianas, cardiopatias, operados com ponte de safena e infarto do miocárdio, além de servir de prevenção para pacientes com hipertensão arterial.
No Setor de Reabilitação Cardíaca os pacientes fazem exercícios aeróbicos, de alongamento e de força para melhoria tanto do condicionamento cardiovascular quanto muscular, ou seja, do corpo como um todo. Os pacientes realizam os exercícios orientados e monitorados pela equipe de médicos, fisioterapeutas e professores de educação física especializados.
O médico responsável pelo setor é Antônio Caldas, pioneiro na reabilitação cardíaca em Niterói. Também fazem parte da equipe Carlos Eduardo (médico), Kátia Pedreira Dias (fisioterapeuta, professora de educação física e subcoordenadora do curso de especialização e extensão em Geriatria e Gerontologia) e Luiz José Freitas Leal (fisioterapeuta).
A Reabilitação atende em média 15 pacientes por dia, de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (21) 2629-9165 e com a professora Kátia Pedreira Dias pelo e-mail kpd@uol.com.br.
O Setor de Reabilitação pretende ampliar sua capacidade de atendimento e solicita o apoio da comunidade para receber doações de equipamentos como: esteira, bicicletas ergométricas, equipamentos para musculação (halteres, caneleiras, elásticos).