Informe

UFF publica Informe Técnico sobre Mpox

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana e Animal, acaba de publicar Informe Técnico com informações sobre a Mpox, no intuito de esclarecer a dinâmica da infecção, sua relevância,prevenção, diagnóstico e tratamento.

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos ou varíola símia, é uma zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com varíola, porém com uma apresentação clínica de menor gravidade. A doença foi descoberta em 1958, quando ocorreram dois surtos de uma doença semelhante à varíola em colônias de macacos mantidos para pesquisa, daí o nome dado inicialmente “Monkeypox”.

No dia 14 de agosto de 2024, a OMS declarou a Mpox como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O alerta é feito para criar uma resposta internacional coordenada e colaborativa para lidar com a doença e não significa que necessariamente ocorrerá uma nova pandemia. O surto apresenta baixo nível de transmissão fora do continente africano até o momento.

Leia o Informe Técnico na íntegra para saber mais informações sobre as formas de transmissão, tempo de incubação do vírus, sintomas e tratamento.

Os casos suspeitos e/ou confirmados devem ser notificados imediatamente para CIEVS ESTADO RJ: (21) 98596-6553 ou email: notifica.ses.rj@gmail.com ou notifica@saude.rj.gov.br

Pular para o conteúdo