Neste mês, o Curso de Bacharelado em Matemática, oferecido pela UFF no campus do Gragoatá em Niterói, recebeu a avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obteve conceito muito satisfatório como resultado. Esta avaliação vem somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.
A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.
O curso de Bacharelado em Matemática, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística, foi avaliado no período de 12 a 14 de agosto e obteve o conceito 5. Todos os itens da dimensão “infraestrutura” receberam nota máxima da comissão, segundo o Relatório de Avaliação apresentado. “A IES encontra-se muito bem estruturada e em condições de oferecer um ensino de qualidade e, em relação ao Curso de Bacharelado em Matemática (presencial), dispõe de corpo docente, instalações físicas e organização didático-pedagógica compatíveis com o desenvolvimento e cumprimento do respectivo Projeto Pedagógico do Curso atendendo também as diretrizes e legislações pertinentes” – registraram os avaliadores.
A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidade de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.
A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.
Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/?q=regulacao-da-educacao-superior e https://www.uff.br/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao. Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .