Mais uma vez, a UFF é reconhecida internacionalmente por sua excelência. No último ranking mundial da QS World University Rankings 2025, divulgado no dia 4 de junho, a universidade alcançou a 12ª colocação entre as brasileiras, subindo quatro posições em relação a 2024. Além disso, a UFF ficou com a 7ª colocação entre as universidades federais e entre as 100 melhores da América Latina, com a 91ª posição, apresentando uma progressiva melhora em sua pontuação e classificação em relação aos últimos anos.
A UFF também ocupa atualmente a 55ª colocação no QS Latin America & The Caribbean Rankings 2024 e está classificada entre as 31 melhores universidades do Cone Sul, também evoluindo em relação aos anos anteriores.
O QS World Ranking surgiu em 2004, porém foi apenas em 2010 que se tornou independente do Times Higher Education (THE). Atualmente, o ranking utiliza os seguintes indicadores: Pesquisa e Descoberta, Experiência em Empregabilidade e Resultados de Aprendizado, Engajamento Global e Sustentabilidade.
“Estamos orgulhosos do reconhecimento internacional que a UFF vem alcançando. Esta ascensão no QS World University Rankings é um reflexo direto das nossas ações institucionais voltadas para a melhoria contínua da qualidade acadêmica e do impacto social. Os rankings são apenas uma consequência do esforço coletivo de nossos pesquisadores, docentes e técnicos, destacando nossa capacidade de inovação e dedicação à promoção da inclusão e do conhecimento. Continuaremos investindo em iniciativas que fortaleçam nossa posição como uma instituição de excelência, comprometida com a educação, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade e seu entorno”, comemora o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Caso queira consultar o gráfico com a evolução do desempenho da UFF, além de outras informações sobre o ranking da QS, acesse a página do Núcleo Institucional de Dados Integrados (Nidi) referente ao ranking. Para consultar o resultado do ranking, clique aqui.