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Gestão da UFF se reúne com DCE e coletivos estudantis para retomar diálogo sobre pautas do movimento estudantil

Encontro aconteceu após desocupação pacífica do Ceart

Na noite desta terça-feira, dia 25 de junho, a Gestão da Universidade Federal Fluminense, liderada pela Chefia de Gabinete e pelas Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Planejamento (Proplan),  reuniu-se com representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) e de demais coletivos de estudantes após a desocupação pacífica do Centro de Artes da UFF.

O encontro, que aconteceu na Faculdade de Administração, no campus do Valonguinho, evidenciou, mais uma vez, a posição da Reitoria a favor do diálogo respeitoso e propositivo, visando ao atendimento das demandas pleiteadas pelos estudantes, assim como à transparência das informações.

Na ocasião, a Gestão Universitária ratificou as ações já realizadas e os compromissos assumidos e descritos no último Ofício encaminhado ao DCE no dia 25 de junho, que reúne um conjunto de ações e propostas já implementadas para o tratamento das demandas do corpo discente.

A reunião transcorreu em ambiente cordial com a escuta de todos os presentes, possibilitando que cada estudante apresentasse outras reivindicações e necessidades específicas de seus cursos e unidades. Alguns encaminhamentos foram acordados entre os presentes no encontro:

– Formalização de convite para a participação dos estudantes nas reuniões da Assessoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Afide), assim como a formação e capacitação dos estudantes interessados em integrar as comissões de heteroidentificação;
– Implementação dos Grupos de Trabalho de Transporte e de Alimentação e composição dos GTS em até 3 semanas com a participação de 2 representantes do corpo estudantil por campus;
– Criação do Grupo de Trabalho para acompanhamento das obras do PAC e composição do GT com a participação de representantes do corpo estudantil, na mesma proporção indicada acima;
– Reagendamento das Audiências Públicas sobre Orçamento com a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) nos campi na sequência e datas definidas em conjunto com representantes do movimento estudantil presentes na reunião;
– Criação de Comissão Permanente junto à Proaes para debate sobre a implementação das cotas trans para graduação e pós-graduação, mediante o envio de dados de integrantes pelos coletivos estudantis. Soma-se a isso a participação de membros da Comissão no GT da Alerj para tratar do tema com outras universidades do estado e ainda o envio da proposta das cotas ao CEPEx, com pareceres das Pró-reitorias em agosto;
– Criação de consórcio entre as universidades do estado do RJ para discutir a implementação do vestibular indígena, com realização de Fórum em parceria com outras IFEs para avanço da pauta, além de criação de Comissão Interinstitucional acordada com o Ministério dos Povos Indígenas para elaboração de política de ingresso e permanência destes grupos na universidade, entre outras ações a serem previstas pela Comissão;
– Análise sobre a viabilidade do retorno dos Conselhos presenciais, discussão a ser retomada em um prazo de 3 semanas;
– Lançamento de edital de programa de auxílio destinado a ingressantes após o retorno das atividades regulares, com o fim da greve dos servidores técnico-administrativos e após análise socioeconômica a ser realizada pela equipe técnica da Proaes, em caráter de prioridade;
– Lançamento de programa sobre protagonismo estudantil e participação em eventos em substituição ao Bolsa Atleta, que atendia um número limitado de estudantes, descontinuado em 2023 como uma das medidas para ampliação do programa auxílio alimentação. A viabilidade financeira para o número de vagas desses programas está relacionada à arrecadação de recursos pela Proaes.

Os encontros dos GTs mencionados acima iniciarão em 3 semanas com a apresentação das demandas de cada campus e o levantamento de dados sobre custos e processos licitatórios necessários por parte da Pró-reitoria pertinente à pauta.

Reiteramos, deste modo, a importância do diálogo para a mediação dos conflitos, sempre em consonância com os valores democráticos e com a verdade, a fim de que em parceria possamos avançar nas conquistas e construir um ambiente acadêmico saudável e justo para todas as pessoas.

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