O Núcleo Brasileiros em Israel teve o projeto “Resgatando memórias: revelando as vozes dos que imigraram” aprovado entre os finalistas do 2º Edital de Microprojetos do Museu da Pessoa. O Núcleo, que é uma formação da rede de núcleos do Museu da Pessoa também é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora do Curso de Produção Cultural UFF Rio das Ostras, Adriana Russi.
O Museu da Pessoa é virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo.
Além da UFF, integram o Núcleo outras universidades, professores pesquisadores e alunos que fazem parte desse núcleo/projeto de extensão:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – (UNIRIO) – Adriana Russi
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – (UFTM) – Carlos Póvoa
Universidade Ben Gurion do Negev (Israel) – Debi Chaimovitch-Yehoshafat;
Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) – Ruth Kark e o Noan Levin.
Os alunos do Curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras:Jorge Marquez, Luanna Benedito, Luiza Reed, Mike Fernandes, Nathan Guimarães, Nina Mendes, Nívea Carvalho e Sarah Corrêa atuam como bolsistas ou voluntários no projeto.
“Nos próximos meses nossa equipe irá desenvolver e divulgar uma websérie, podcasts e outros produtos culturais como forma de difusão e de compartilhar mais histórias de vida de brasileiros que vivem em Israel” ressaltou a professora Adriana Russi.
Os interessados em saber mais a respeito deste projeto devem acessar: imigrantesbr.israel@gmail.comhttps://patrimoniocultural.uff.br/