No mês de julho, foi publicado o resultado final do programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação (Edital Nº 17/2023) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). No total, foram 40 contemplados, sendo 8 da UFF. O objetivo do edital é fomentar a transformação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos baseados em conhecimento científico e/ou tecnológico.
O expressivo resultado da UFF se deve às ações realizadas pela Agência de Inovação (Agir) no âmbito do programa Doutor Empreendedor, visando à divulgação do edital para atrair candidatos, com uma palestra com a presença do assessor da Diretoria de Tecnologia, Guilherme Santos, além de publicações no site e nas redes sociais da Agir.
“Os resultados da UFF têm sido muito positivos, com o número de aprovados aumentando a cada ano. Em 2021/2022 foram 3 aprovados, já no edital 2022/2023, foram 4 aprovados e no atual (2023/2024) tivemos 8 aprovados de um total de 40 (20%)”, comemora a chefe da incubadora de empresas, Norma Guimarães.