A Universidade Federal Fluminense, em compromisso com a transparência de informações junto a sua comunidade acadêmica, vem, por meio desta nota, esclarecer sobre a situação orçamentária da instituição.
Cerca de R$ 31 milhões do orçamento previsto para a UFF neste ano foram contingenciados pelo Governo Federal, pelo menos, até o mês de setembro deste ano. Embora ainda não haja garantias da liberação dos valores contingenciados, existe a expectativa de que o Governo Federal promova o repasse da verba nos meses de outubro e dezembro.
A Gestão Institucional não pretende realizar cortes nos serviços básicos, assim como em bolsas ou no Restaurante Universitário. Contudo, será necessária a priorização das despesas, visando o equilíbrio financeiro da universidade.
A gestão da UFF, através de suas Pró-reitorias e Superintendências, tem trabalhado de modo eficiente e responsável para garantir o funcionamento da instituição, mesmo diante do histórico de desfinanciamento que afeta as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Estudos da Pró-reitoria de Planejamento mostram, inclusive, que o impacto do contingenciamento foi reduzido pelas ações de responsabilidade fiscal e orçamentária, realizadas de forma integrada pelo Gabinete da Reitoria, a Pró-reitoria de Administração e a Superintendência de Operações e Manutenção.
Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que acompanhem todas as atualizações acerca do tema nos canais oficiais de comunicação da universidade.