Com a missão de promover a excelência das atividades acadêmicas e administrativas, a Universidade Federal Fluminense possui uma série de programas de gestão, planejamento e desenvolvimento institucional.
Comprometida com a transparência e com a boa gestão dos recursos e processos administrativos, a UFF, por meio da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento – PLAD, vinculada à Pró- Reitoria de Planejamento, oferece suporte técnico às unidades da UFF na elaboração de políticas, programas e planos institucionais; Acompanha o cumprimento dos objetivos e metas do PDI, coordena a elaboração, execução e atualização da Política e Plano de Gestão de Riscos e de Integridade, além de coordenar a elaboração e publicização do Relatório de Gestão Integrado da UFF, anualmente, e suas peças complementares.
No menu abaixo você encontra todos as iniciativas relacionadas a esse tema.
Gestão de riscos
A gestão de riscos é o processo que visa a identificar, analisar e monitorar eventos que possam impedir, atrasar ou impactar de alguma forma o alcance de um objetivo. Esses eventos, chamados de riscos, tratam-se, na verdade, de incertezas que podem surgir durante a execução das atividades, prejudicando a organização como um todo.
Na Universidade Federal Fluminense, a gestão de riscos começou a ser pensada na esteira do marco regulatório em nível nacional que ocorreu com a publicação da Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº 01, de 2016, e do Decreto nº 9.203, no ano seguinte. Sendo assim, a UFF publicou e revisou a Política e o Plano de Gestão de Riscos, que vêm norteando gestores e servidores em geral nos trabalhos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica de riscos. Já no final do ano de 2022, a comunidade universitária passou a contar com um importante recurso para facilitar a realização dessas tarefas: a plataforma ForRiscos, onde são registradas todas as informações pertinentes aos riscos já mapeados.
Gestão de Integridade
A Integridade Pública refere-se ao alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.
Aprovado em 2019 pelo Conselho Universitário (Decisão nº 031/2019) da Universidade Federal Fluminense, o Programa e o Plano de Integridade é definido como um “conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança”.
Desde então, e em consonância com a Controladoria Geral da União (CGU), a UFF vem incentivando a cultura da integridade em âmbito institucional no que tange à atuação dos agentes públicos (servidores técnico-administrativos e docentes; e terceirizados) e também dos estudantes de graduação e pós-graduação, por meio de campanhas e do compartilhamento de informações sobre conflito de interesses, assédio moral e sexual, responsabilização dos envolvidos, meios de denúncia, papel das lideranças, entre outros.
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
O PDI é um documento institucional que identifica as ações estratégicas relacionadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão e que vai orientar a instituição por um período determinado.
Saiba mais sobre o PDI: http://pdi.sites.uff.br/.
Plano de Desenvolvimento da Unidade e Planos Institucionais
O Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU é uma ferramenta de gestão que ajuda a unidade a elaborar, priorizar e otimizar ações em níveis tático e operacional, alinhadas às ações institucionais de nível estratégico, vinculadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Relatório de Gestão
O Relatório de Gestão consiste na sistematização de todas as ações, atividades e programas colocados em prática na universidade, no período de um ano, com o intuito de prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle.
As unidades que apresentam um bom relatório minimizam as chances de responder a auditorias e, por essa razão, a Universidade Federal Fluminense disponibiliza um guia para orientar os responsáveis pelas unidades prestadoras de contas (UPC) na elaboração dos seus relatórios de gestão (RG) na forma de relatório integrado.
O Guia tem como base os seguintes norteadores:
- DECISÃO NORMATIVA TCU nº 198 de 23 de Março de 2022
Estabelece normas complementares para a tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis da administração pública federal a partir de 2022, incluindo auditoria e certificação de contas.
- INSTRUÇÃO NORMATIVA TCU nº 84 de 22 de Abril de 2020
Estabelece normas para a tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis da administração pública federal a partir de 2020.
Confira aqui nessa página os Relatórios de Gestão dos últimos anos.